I Simpósio de Cuidados Paliativos do HC-UFMG


Nos dias 04 e 05 de outubro de 2019, a Equipe de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas em parceria com o Núcleo de Geriatria e Gerontologia do HC-UFMG e Faculdade de Medicina da UFMG, realizou o no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, reunindo mais de 400 participantes, dentre eles estudantes e profissionais de saúde de várias especialidades.


Com o tema “Celebrando a história dos Cuidados Paliativos na UFMG”, a equipe atual buscou homenagear profissionais que promoveram o ensino e a assistência de Cuidados Paliativos na UFMG nas últimas três décadas. Além disso, um dos principais objetivos do evento foi ampliar o diálogo entre as equipes assistenciais do HC, fortalecer vínculos e construir em conjunto um cuidado com maior foco em qualidade de vida e nos resultados que realmente importam para o paciente.


O Simpósio contou com a participação do presidente da ANCP, o médico paliativista André Junqueira, que realizou a conferência de abertura com o tema “Panorama atual dos Cuidados Paliativos no Brasil: avanços e desafios”.


De uma forma mais prática e dinâmica, diversos temas de Cuidados Paliativos foram abordados, tendo como formato das mesas a apresentação de casos clínicos reais e a utilização de instrumentos de identificação de pacientes com necessidades paliativas como recurso didático (utilizou-se a ferramenta PIG- Proactive Identification Guidance para nortear as apresentações). Foram convidados especialistas de diversas áreas para serem debatedores dos casos e assim criar um cenário de construção conjunta das estratégias de cuidado. Foram apresentados para discussão casos clínicos reais e de alta complexidade dentro da neurologia, cardiologia, reumatologia, pediatria, geriatria, pneumologia, terapia intensiva, cirurgia e clínica da dor. Dentro dessa proposta, e observando-se que também há muito o que se construir para minimizar o sofrimento dos profissionais que cuidam de pacientes que se aproximam da morte, foram ofertadas palestras voltadas para o cuidado do profissional, trazendo reflexões sobre a fadiga de compaixão e elencando estratégias que o profissional de saúde deve buscar para minimizar essa situação.


Diante do sucesso do Simpósio, a equipe pretende realizar o próximo simpósio em 2020, como foi este ano, abrindo as comemorações do dia Mundial de Cuidados Paliativos.

90 visualizações
CONTATO

Av. João Pinheiro, 161 - Centro,

Belo Horizonte - MG, 30130-180

​​

(31) 3247.1616

contato@sotamig.org.br

Assine a nossa newsletter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon