Saúde mental em tempos de quarentena

A psicóloga e membro da Sociedade de Tanatologia e Cuidados Paliativos de

Minas Gerais (Sotamig) e coordenadora do Grupo de Apoio a Enlutados (GAL), Júnia Drumond@juniadrumond, separou umas dicas para manter a mente leve durante esse período:


1. Informações oficiais: aumentam o senso de controle e previsibilidade. Mas, não exagere! Notícias demais têm tanto efeito nocivo quanto a ausência de informações. Outra dica, evite ver noticiários a noite, principalmente antes do sono. Não há Morfeu que embale uma cabeça cheia de maus pensamentos.


2. Auto conhecimento: reconhecer sinais físicos e comportamentais de stress, ansiedade e tristeza. Fique atento a falta (ou excesso) de movimentos, falta (ou excesso) de sono , apetite ou atividades diárias. Você melhor do que ninguém se conhece e pode perceber se algum limite foi ultrapassado!


3. Suporte emocional preventivo: há muitas opções de atendimentos virtuais hoje em dia. Não espere pelos sintomas!


4. Exercitar sua capacidade criativa: não tente simplesmente replicar antigos modelos, hábitos ou rituais. Muita coisa mudou e precisamos usar a criatividade para fazer mudanças que nos beneficiem e que nos ajudem a acompanhar todo esse movimento.


5. Suporte social: estamos vivendo um distanciamento físico e não um isolamento social, como andam dizendo por aí... Estar disponível para o outro não está relacionado à presença física,  mas à disponibilidade emocional. Faça ligações,  chamadas de vídeo,  mensagens... Isso pode ajudar a sensação de não estarmos sós.


6. Mantenha hábitos saudáveis: lembra aquele regime que você sempre adiou? Aqueles exercícios que deixava pra começar na próxima segunda? E a meditação que você nunca fez? Agora pode ser a hora!


7. Mantenha sempre os pequenos (ou grandes) prazeres: o que hoje te dá sensação de bem estar? Uma taça de vinho, um bom livro ou filme, cozinhar, cantar ou dançar?


8. E ainda, lembre-se, há muito o que fazer! Seu poder de ação e pensamento não está impedido. Você pode sempre se cuidar, física e mentalmente, para que cada vez mais amplie sua liberdade. 🌻🌻




27 visualizações
CONTATO

Av. João Pinheiro, 161 - Centro,

Belo Horizonte - MG, 30130-180

​​

(31) 3247.1616

contato@sotamig.org.br

Assine a nossa newsletter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon